segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

RELIGIÃO E FÉ

Muitos amigos me questionam o porquê de eu não ter religião ou não ter fé e isso me deixa triste porque não é como me sinto, e explico: eu realmente não acredito em religião, mas acredito na "religiosidade do indivíduo, que se manifesta como convivência, fraternidade, partilha, agradecimento e homenagem à vida que explode de beleza. Todos os primeiros sinais de humanidade que encontramos, estão ligados à religiosidade e à idéia da nossa vinculação com uma obra maior, da qual faríamos parte",fazendo minhas as palavras do filósofo Mario Sergio Cortella.

O divino, o sagrado pode ganhar muitos nomes. Pode ser Deus no sentido judaico-cristão-islâmico da palavra, pode ser deuses; pode ser uma vibração; uma iluminação, enfim, qualquer que for a denominação, reconhecemos que há algo que transcende, que ultrapassa a coisificação do mundo e a materialidade da vida. Ter fé é crer, sem sombras de dúvidas nos dogmas de uma determinada religião e os dogmas são os pontos fundamentais dessa religião, apresentados como certos e indiscutíveis, portanto, não sou um homem de fé, creio que este sentimento não se adquire com o decorrer dos anos, com conhecimentos adquiridos ou treinamentos, sou um homem de força, de esperança, que é a expectativa de um bem que se deseja, a esperança é a grande consoladora dos homens que não têm fé. Não posso crer que quem me colocou nesse universo, dotado de inteligência e livre arbítrio admita que eu acredite em qualquer coisa de olhos fechados, sem questionamento algum.

Conforme diz o grande filósofo iluminista Immanuel Kant: “A fé construída no íntimo, a partir da diretiva moralizante, descrucifica Jesus, visto que não necessita de seu martírio para redimir pecados, ou plasmar complexos de culpa perturbadores”, essa para mim é a verdadeira fé, a qual tento humildemente praticar no dia-a-dia, não com discursos, mas com atitudes, fazendo com que a vida flua de uma forma que eu me sinta plenamente realizado e conectado com o universo ao qual pertenço.

Um comentário:

  1. Oi

    Se tivesse que me manifestar com apenas uma palavra, esta seria: PERPLEXIDADE.
    Não havia observado esta sua preocupação...ou, estamos muito afastados.
    Comungo da mesma percepção em relação à religiosidade, não gosto de religiões, tampouco de fé cega.
    beijocas
    Maria Alice

    ResponderExcluir